Saiba por que fazer um site para delivery de seu restaurante

14 set Nenhum comentário admin Notícias

Ter um site para delivery pode ser um grande diferencial competitivo do seu restaurante, ainda mais com o crescimento cada vez maior dos pedidos online e o uso massivo da internet para busca de informações.

 

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, o mercado de delivery no Brasil segue em ascensão, movimentando mais de R$ 10 milhões por ano. Além disso, a maioria dos consumidores prefere estabelecimentos com entrega à domicílio.

 

Com a pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social, o mercado de delivery cresceu muito mais do que o esperado, já que os restaurantes e bares foram impedidos de funcionar. Além disso, muitas pessoas optaram por não sair de casa, para evitar a contaminação e circulação do vírus.

 

Só no Estado de São Paulo, o uso de apps de delivery aumentou 700% durante a pandemia. Para os próximos anos, estima-se que a busca por sites e ferramentas de entrega à domicílio continue em expansão.

 

Por conta disso, muitos bares e restaurantes devem aprimorar os seus serviços o quanto antes, não somente com a criação de sites, mas também com sistemas de logistica de armazenagem e distribuição dos pedidos, softwares de gerenciamento, entre outras ferramentas tecnológicas.

 

No artigo de hoje, saiba por que fazer um site delivery de seu restaurante é a chave para conquistar o sucesso e reconhecimento no mercado. Acompanhe a leitura!

Quais as vantagens de ter um site para delivery?

Atualmente, o delivery online é um tendência cada vez mais comum e já supera os pedidos de entrega offline (por telefone ou direto no estabelecimento). Muito disso, deve-se à própria mudança no comportamento dos consumidores, desde o advento da internet.

 

É comum que as pessoas procurem produtos e serviços diretamente em mecanismos de busca, como o Google, ou utilizem os aplicativos. Por isso, os bares e restaurantes com site para delivery se sobressaem das empresas que não tem.

 

Mas há muitas outras vantagens na presença online. Abaixo, confira algumas delas.

Expansão do número de clientes

Quando se investe nas tecnologias online, mais pessoas podem conhecer o seu negócio, o que ajuda na expansão do número de clientes. 

 

No caso do delivery, as empresas do ramo alimentício podem expandir a sua área de atendimento, que normalmente é concentrada em uma região específica da cidade.

 

Com a ajuda de um software para distribuidoras de alimentos, bares e restaurantes, é possível incluir o frete no pedido e, dessa forma, ampliar os serviços de delivery, mesmo para bairros mais afastados.

 

O resultado é um maior número de clientes e, consequentemente, maior lucratividade.

Integração dos canais de comunicação

O site de delivery colabora para a integração dos canais de comunicação da sua empresa. Dessa forma, a plataforma pode direcionar os clientes para o contato direto por WhatsApp, por exemplo, tornando a organização de pedidos mais simples e fácil.

 

Além do mais, é possível instalar um sistema gerencial erp, isto é, um sistema integrado de gestão empresarial, para melhor conversão dos atendimentos, evitando que alguma conversa se perca e o cliente fique sem atendimento.

Fortalecer a marca

Ter uma presença digital é a melhor maneira de fortalecer a sua marca nos dias de hoje. Segundo uma pesquisa da TIC Domicílios, 70% da população brasileira usa a internet, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

 

A estimativa é que esse número continue a crescer nos próximos anos e, dessa maneira, ao construir um site, é possível ter a certeza de que o seu negócio irá se expandir.

 

Ademais, a sua página pode usar de técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca em português) e conquistar uma boa classificação nos portais de pesquisa, como o Google.

 

Dessa forma, ao procurar por um restaurante específico, pizzaria ou lanchonete, o usuário tem chances de se deparar com o seu negócio.

Oferecer um cardápio digital

Um dos maiores problemas dos pedidos de entrega offline é a indisponibilidade de cardápio para a consulta do cliente. Nestes casos, o atendente geralmente passa as opções oralmente, o que pode dificultar a tomada de decisão.

 

Com um site, o usuário pode ter acesso ao cardápio completo do seu restaurante, além de acessar outros conteúdos, como preço, fotos dos pratos, os rótulos personalizados dos produtos, entre outros.

 

Desse modo, o cliente já faz o pedido sabendo exatamente o que quer, tornando a entrega mais simples, rápida e eficiente.

5 dicas para divulgar o seu site de delivery

Diante de todas as vantagens, fica fácil perceber o porquê os restaurantes estão aderindo à construção de sites para seus estabelecimentos. 

 

Contudo, além da criação da página, é necessário investir em iniciativas de marketing digital para divulgar o serviço. A seguir, confira algumas dicas de como promover o seu site de delivery.

1 – Produza conteúdo informativo

Hoje em dia, as pessoas não querem somente anúncios invasivos, como ocorre na mídia tradicional. Elas têm a consciência que a internet é um mundo de informações e, por isso, buscam por conteúdos de qualidade e relevância.

 

Sendo assim, é importante alimentar o site com materiais informativos a respeito do seu restaurante. Isso ajuda não só com a reputação da sua empresa, mas também melhora o rankeamento no Google.

 

Para quem quiser aumentar ainda mais a classificação nos mecanismos de busca, vale a pena investir em outras técnicas de SEO, como a escaneabilidade dos textos, uso de meta description, direcionamento do conteúdo para o público-alvo, entre outras.

2 – Crie um site responsivo

Em todo o mundo, mais de 5,1 bilhões de pessoas possuem algum tipo de aparelho celular. Ou seja, mais do que conectadas, os usuários navegam pela internet através de dispositivos móveis e, portanto, é necessário oferecer uma boa experiência nessas telas.

 

Inclusive, a falta de responsividade pode ser um fator determinante para o abandono do seu site. 

 

Por conta disso, recomenda-se que ao construir a sua página, o seu restaurante busque pela terceirização de serviços informatica para garantir a navegabilidade em todos os dispositivos.

3 – Tenha um layout atrativo e visual

Vivemos em um mundo cercado por imagens. Por esse motivo, devemos considerar esse conceito como uma parte imprescindível para a construção de um site, ainda mais quando lidamos com delivery de restaurantes.

 

As pessoas querem ser atraídas pelo alimento, pois isso desperta o desejo e a vontade de fazer o pedido. Uma dica é tirar fotos dos pratos, mas não só isso, também das bebidas e outros produtos disponíveis no seu restaurante.

 

Lembre-se de respeitar a identidade visual do estabelecimento. Use o mesmo padrão de cores tanto no seu site quanto na embalagem para pizza personalizada, por exemplo.

4 – Divulgue outros canais da empresa

As estratégias de marketing digital para delivery não incluem somente o uso de sites. Ao contrário, há várias plataformas que podem ser usadas para promover o seu negócio, mas que podem ser divulgadas na sua página web. Algumas delas são:

 

  • Página do Facebook;
  • Conta do Instagram;
  • Contato por WhatsApp;
  • Aplicativo de entrega;
  • Entre outros.

 

Vale a pena colocar informações offline também, como telefone e endereço, para os clientes que desejam visitar o seu estabelecimento ou entrar em contato por meios tradicionais.

5 – Tenha um sistema de gestão

Com a possibilidade de realizar pedidos diretamente pelo site, o seu restaurante terá que lidar com uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo. Por isso, o sucesso da sua página está diretamente relacionado com a aplicação de soluções em gestão.

 

Dessa forma, é possível controlar a entrada de pedidos e fazer o envio de modo assertivo, por meio dos sistemas automatizados de controle e gerenciamento.

 

Vale dizer que a tecnologia é capaz não só de organizar os pedidos, mas também levantar informações a respeito dos clientes, o que é ótimo para o direcionamento das estratégias de marketing digital.

 

Aliás, a gestão também deve ser aplicada para o estabelecimento físico. Para melhor organizar os acessórios, use etiquetas adesivas personalizadas para alimentos e utensílios. Isso evita possíveis perdas e ajuda no controle de insumos.

Conclusão

O avanço da internet proporcionou uma verdadeira revolução nos comércios, em especial no ramo de restaurantes.

 

Atualmente, muitos pedidos são feitos diretamente por aplicativos ou com a ajuda de ferramentas online, oferecendo ao consumidor a oportunidade de acompanhar, em tempo real, a entrega do prato.

 

Essa praticidade fez com que o número de pedidos online crescesse cada vez mais, com boas perspectivas para os próximos anos.

 

Por conta disso, ter um site para delivery se tornou indispensável para os restaurantes que desejam se destacar da concorrência e, mais do que isso, conquistar o reconhecimento em um mercado cada vez mais exigente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.